Role-Play

18/11/2009
3 comentários
O que fizemos?
No passado dia 13-11-2009, tivemos uma aula um pouco diferente, pois neste dia tivemos a representar uma pequena peça de teatro que consistia em, imitar pessoas com problemas,pois, estes, são vistos pela sociedade, de uma forma negativa.
Nesta actividade, cada um de nós tinha uma personagem, e tinhamos de dar o nosso melhor para tornar aquilo verídico.O objectivo era perceber o que estas pessoas sentem, quando são descriminadas e nunca devemos excluir estas pessoas porque todos somos livres de tomar as nossas decissões, mesmo que não agrade a outros.    

O que eu achei desta aula:
Eu gostei de representar a minha personagem, pois era avó contra a homossexualidade, e dei o meu melhor para desempenhar este papel. Com isto, a minha opinião acerca da mesma, é a seguinte: acho não correu bem porque apesar de todos terem dado o seu melhor não chegou, pois, falamos todos em cima uns dos outros o que dificultou aos outros perceberem.Acho que houve desorganização.


As personagens que eram:
  • Pai e mãe - a favor da homossexualidade;
  • Pai e mãe - contra a homossexualidade;
  • Filho - gay "namorada";
  • Filha - lésbica "namorado";
  • Professora - contra a homossexualidade;
  • Professora - ortadora de Sida;
  • Directora da escola - lésbica e negra;
  • Sub-director - racista;
  • Aluno - com trissomia 21;
  • Avó - a favor da homossexualidade;
  • Avó - contra a homossexualidade

Visita de Estudo a Rio Maior

0 comentários
   No passado dia 16 de Novembro, as três turmas de Animação Sóciocultural, tiveram uma visita de estudo a Rio Maior.
   Neste dia chuvia imenso, logo, foi o que estragou e dificultou este dia na minha opinião.
   Quando lá chegamos, uma guia, foi-nos explicar um pouco, a história das Salinas, até nos passou uma pedra que continha vestígios de sal e uma fechadura em madeira, pois as casas eram todas construídas do mesmo material, para que durasse mais tempo.Também fiquei a saber que o poço tinha 9 metros de altura e 4 de diâmetro.
  De seguida, fomos visitar os Olhos de Água, esta era uma ribeira que passava água através de uma azenha (moinho movido a água).
  Depois, fomos a Alcobertas, que é segunda maior freguesia, visitar uma capela e o Dólmen, nestas pude ver algumas alterações.   
   Seguidamente, fomos para o restaurante/bar, onde dividimo-nos pelos grupos e realizamos as actividades programadas. No meu grupo só nós é que fizemos a dinâmica. Seguindo isto, é que fomos almoçar.
  Entretanto, estava planificado irmos às à serra e às ruínas, mas devido ao tempo não pudemos ir, mas como ainda era cedo, fomos até uma barracão e fomos praticar Yoga, com um senhor.  

Este dia correu bem, no meu ver, e até achei bastante interessante pois como animadores são locais no âmbito da animação Turística e Desportiva. Era mais produtivo se o tempo ajudasse, tanto que a actividade de yoga nem estava planeado, para mim gostei de tudo o que verifiquei.

 

Reflexão: "Filadélfia"

14/11/2009
2 comentários
Resumo:
Este filme retrata um jovem, chamado Tom ,que era advogado e que trabalhava numa empresa, mas que foi despedido por descobrirem que ele é portador de vírus de HIV.
Ele, estando desgostado, decide então processar a empresa, contratando um advogado para o ajudar.


O que eu achei deste fime:
Eu para ser sincera, o filme desde ínicio não me despertou grande interesse, logo não me motivou.
Mas, pelo que me apercebi o mesmo aborda o tema da homossexualidade e o preconceito pela sociedade por ter o vírus HIV.
Gostei mais do outro filme que visualizamos do que este, este tornou-se mais aborrecido de ver.

Reflexão do filme: "I am Sam"

11/11/2009
comentários
                            Reflexão:
No dia 6-11-09 a nossa turma esteve a visualizar um filme cujo nome: "I am Sam". Eu gostei do filme porque retrata um problema da nossa sociedade, em que os indivíduos de hoje em dia discriminam as pessoas com deficiências porque não conseguem asssumir as diferenças. Sam, dá todo o seu amor a sua filha.

Resumo:
  • Este filme fala de um senhor chamado Sam, que teve uma filha e foi ele que desde que ela nasceu que ficou com a guarda da menina porque a mãe dela decidiu fugir;
  • Sam, teve a ajuda de uma senhora que era cega e também de um grupo de amigos, que todos eles tinham problemas;
  • Quando a menina completou os sete anos foi retirada ao pai sendo enternada num orfanato;
  • Com a ajuda da advogada, ele conseguiu recuperar a sua filha, ficando grandes amigos.


Site consultado:
http://cinema.sapo.pt/filme/i-am-sam/detalhes


Como animador:
Se eu trabalhasse com deficientes, faria de tudo para que estas pessoas não se sentisem diferentes perante a sociedade, pois eles são pessoas completamente iguais a um ser humano dito normal. Certas vezes estas pessoas, tem mais capacidades do que outras pessoas.



 

Reflexão: " 21º encontro de idosos e reformados"

04/11/2009
comentários
No dia 31 de Outubro de 2009,  a turma do 11º e 12ºL do curso profissional de Animador Sócio cultural, estiveram presentes, neste encontro na romeira (Alenquer). Da parte da manhã o meu turno que era dos jogos e começou por espalhar os jogos no recinto exterior. O jogo que eu construí foi o dominó, no início era eu que ia ter com os idosos para eles virem participar, o que eles aderiram bem, mas depois alguns viam-nos a jogar e vinham participar autónomamente.
 Na minha opinião acho que a parte dos jogos foi a mais aderida pelos idosos, do que as danças.
Seguidamente, antes da hora de almoço, com a ajuda da Banda da Alegria fomos dançar para alguns idosos a moda "Tia Anica do Loulé", o que na minha opinião correu bem e notava-se que eles gostaram.
Depois fomos almoçar todos juntos onde estava tudo bom e fomos bens servidos.
Da parte da tarde já não fizemos muito, pois o almoço já acabou tarde, e devido ao calor que estava eles só queriam estar à sombra.
Penso que seria melhor a nossa adesão, se não estivesse a ser realizados outras actividades como por exemplo: jogo de cartas, actuação do rancho folclórico e a banda da alegria, pois isto destabilizou um pouco. Também penso que os idosos que lá estavam não sabiam quem nós eramos, o que eu acho que a organização devia ter comunicado quem eramos e o que estavamos lá a fazer.
Na minha opinião acho esta ida correspondeu às minhas expectativas, pois foi o que eu estava a pensar.
Em relação à interacção com a outra turma, penso que foi boa, pois quando estava um pouco atrapalhada no meu jogo, houve pelo menos duas pessoas que me vieram ajudar e vice-versa.
Concluíndo, gostei deste dia, acho que foi bem passado, tive pena foi de a parte da tarde ter sido desperdiçada.